PW.SPED - Nota 014690

Módulo: SPED - FUNCIONALIDADES COMPARTILHADAS

Funcionalidade: Serviços Tomados

Data/Hora da Publicação: 17/08/2022 14:37:51

Data/Hora Última Alteração: 17/08/2022 14:37:51

Descrição da Nota: Melhorias na tela "Serviços Tomados - Alterações em lote", a fim de agilizar o processo de alterações dos documentos.

Descrição

 

Melhorias na tela "Serviços Tomados - Alterações em lote", a fim de agilizar o processo de alterações dos documentos.

 

  1. Verificação de acesso do usuário

 A tela apresentará apenas os dados autorizados ao usuário. Caso o usuário não tenha acesso a Matriz e/ou Filial selecionada, o sistema demonstrará a seguinte mensagem de erro: "Usuário sem permissão para acessar a Matriz/Filial".

 

A seguir apresenta-se um exemplo com os dados da Matriz:

 

 

A seguir apresenta-se um exemplo com os dados da Matriz e Filial:

 

 

Para mais informações sobre como "Associar Usuário x Filial – Por Usuário", deve-se consultar o manual "Comply_Manual do Usuário_Cadastros Básicos".

 

  1. Inclusão dos campos Código do Produto e Descrição do Código do Produto

 

Os campos Código do Produto e Descrição do Código do Produto, foram acrescentados no grid e apresentarão as informações das tabelas "BSC_PRODUTO" e "BSC_PRODUTO_TRANSIT", campos BPD_CODIGO e BPI_DESC respectivamente.

 

 

 

Os campos Código do Serviço e Descrição do Código de Serviço, passam a apresentar os dados da tabela “STD_SERVICO_TOMADO_LANC”, campos STL_CODIGO e STL_DESC, respectivamente.

 

 

  1. Valores nulos

 

A tela apresentará valores nulos apenas para os campos detalhados a seguir. Para os demais campos, o preenchimento continua obrigatório:

 

  • Unid. Organiz.;
  • Série;
  • Sub - Série;
  • Espécie;
  • Tipo Documento;
  • Município Retenção do ISS;
  • UF Mun. Ret. ISS;
  • IBGE Mun. Ret. ISS;
  • Código do Serviço;
  • Descrição do Código de Serviço;
  • Cód. Retenção;
  • Cód. Serviço Municipal;
  • CFPS;
  • Tipo Repasse;
  • Modelo;
  • Cód. Tipo Rendimento;
  • Cód. Forma Tributação;
  • Tipo de Obra;
  • Inscrição CNO;
  • Data do laudo da moléstia grave.

 

A seguir apresenta-se um exemplo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. Filtro no campo de pesquisa Imposto

 

Melhoria no campo Imposto, com a inclusão de filtros de pesquisa por código dos impostos. A seleção do código de imposto a ser pesquisado, pode ser realizada utilizando o mouse ou o primeiro caractere de cada código de imposto por meio do teclado numérico.

Exemplo: se o código de imposto desejado na pesquisa é "13 - IRRF", basta clicar uma vez na tecla número 1, a fim de que o sistema encontre o primeiro código iniciado com este número. Para selecionar o código de imposto "14 - INSS" e sendo a última opção selecionada "Todos", basta clicar duas vezes na tecla número 1 para que o sistema encontre o segundo código iniciado com este número. Dessa forma, o processo segue assim sucessivamente.

 

 

 

Foram disponibilizadas as seguintes opções para pesquisa:

  • Todos: pesquisa os documentos lançados com estes códigos de impostos: “13 - IRRF”, “14 – INSS”, “15 – ISS”, “59 - PIS RETENÇÃO”, “60 - COFINS RETENÇÃO”, “61 - CSLL RETENÇÃO” e “63 PIS/COFINS/CSLL”.

 

 

  • 13 - IRRF: pesquisa apenas documentos com imposto "13".

 

 

  • 14 - INSS: pesquisa apenas documentos com imposto "14".

 

 

  • 15 - ISS: pesquisa apenas documentos com imposto "15".

 

 

  • 59 - PIS RETENÇÃO: pesquisa apenas documentos com imposto "59".

 

 

  • 60 - COFINS RETENÇÃO: pesquisa apenas documentos com imposto "60".

 

 

  • 61 - CSLL RETENÇÃO: pesquisa apenas documentos com imposto "61".

 

 

  • 63 - PIS/COFINS/CSLL: pesquisa apenas documentos com imposto "63".

 

 

  1. Limpeza dos dados do grid

 

Ao efetuar uma nova pesquisa, em que não sejam encontrados nenhum dado, o sistema fará a limpeza no grid dos dados da última pesquisa.

 

A seguir apresenta-se exemplo de dados da última pesquisa no grid:

 

 

A seguir apresenta-se um exemplo de nova pesquisa:

 

 

A seguir apresenta-se um exemplo de limpeza do grid.

 

 

  1. Campo Município de Retenção do ISS / UF

 

Foi disponibilizada, na tela, a opção de município em branco, para os casos em que seja necessário alterar o campo Município de Retenção do ISS / UF. Entretanto, será necessário cadastrar o município com espaços em branco no menu Cadastros Básicos > Local > Município, conforme exemplo a seguir:

 

 

Deve-se então acessar a tela “Serviços Tomados – Alterações em lote e, na sessão “Complementar Informações”, selecionar o campo Município de Retenção do ISS/UF. No campo Conteúdo, serão demonstrados os municípios em branco nas primeiras opções da lista.

 

 

A seguir apresenta-se o processo de adicionar a opção escolhida no grid para aplicar as alterações:

 

 

Deve-se então, em seguida, selecionar o documento e salvar a alteração:

 

 

 

  1. Alterações utilizando o campo Município de Retenção do ISS/UF

 

O sistema permitirá a alteração do campo Município de Retenção do ISS/UF, quando:

  • O imposto "15 – ISS" do item, não estiver apurado;
  • Não havendo o lançamento do imposto "15 - ISS", só será possível alteração do campo com outros impostos não apurados.

 

Exemplo 1 - Seleção de todos os itens e impostos do documento: o sistema não permitirá a alteração do campo Município de Retenção do ISS/UF, quando o imposto "15 - ISS" estiver apurado, tanto para o item 000001, quanto para o item 000002. Ainda que todas as linhas sejam selecionadas, a alteração não ocorrerá. O mesmo ocorrerá se a linha de lançamento de qualquer outro imposto, diferente do "15 - ISS", for selecionado. Neste caso valerá a regra principal, a apuração do imposto "15 - ISS".

 

 

 

O sistema retornará a seguinte mensagem de erro: "Alterações não efetuadas devido ao encerramento do período e ou por se tratar de Documentos de Comércio Exterior". A alteração não será executada.

 

 

Exemplo 2 - Seleção do imposto "15 - ISS" não apurado, apenas do item 000002:

 

 

 

Ao salvar a alteração, o sistema apresentará a seguinte mensagem: "Algumas alterações não foram efetuadas devido ao encerramento do período e ou por se tratar de Documentos do Comércio Exterior".

 

 

O item 000001 consta inalterado:

 

 

Os campos Município Retenção do ISS e UF Mun.Ret. ISS do item 000002, foram alterados de "RIO DE JANEIRO/RJ" para "ABAIARA/CE" para todos os impostos do item 000002.

 

 

Exemplo 3 - Seleção de todos os impostos e itens, inclusive do "15 - ISS" não apurado:

 

Item 000001- "SÃO PAULO/SP".

 

 

Item 000002 - "RIO DE JANEIRO/RJ".

 

 

Ao salvar a alteração do Município de Retenção do ISS/ UF, o sistema apresentará a seguinte mensagem: "Algumas alterações não foram efetuadas devido ao encerramento do período e ou por se tratar de Documentos do Comércio Exterior".

 

 

Os campos Município de Retenção do ISS e UF. Mun. Ret. ISS foram alterados para "ITAPOLIS/SP", nos itens 000001 e 000002.

 

 

 

Exemplo 4 - Lançamento sem o imposto "15 - ISS", com seleção de todos os impostos e itens apurados: neste caso, o sistema não permitirá a alteração do campo quando os impostos diferentes de "15 – ISS", estiverem apurados. Para realizar qualquer alteração, será necessário desfazer o encerramento de todos os impostos.

 

 

 

Ao salvar, o sistema apresentará a seguinte mensagem de erro: "Alterações não efetuadas devido ao encerramento do período e ou por se tratar de Documentos de Comércio Exterior". A alteração não será executada.

 

 

  1. Destaque no grid dos campos não editáveis

 

Os campos não editáveis, serão destacados no grid com a cor amarela, enquanto que os campos editáveis, permanecerão com a cor original do grid.

 

 

Versões Tratadas

4.00.00.0000


Pré-Requisitos

Produto:

Nota

Descrição

Processo de Interface Serviços Tomados: Melhoria na performance para reprocessamento de documentos; Criações de novas validações '02014' e '02015'.

Desenvolvimento da tela de 'Serviços Tomados - Alterações em lote' para agilizar o processo de alterações dos Documentos e com isso proporcionar facilidades nas entregas das Obrigações Fiscais.


Pacotes de Atualização