PW.SPED - Nota 004794

Módulo: PRIS

Funcionalidade: Gestão de Dados e Tarefas

Data/Hora da Publicação: 11/06/2014 15:52:01

Data/Hora Última Alteração: 11/06/2014 15:52:01

Descrição da Nota: Melhoria no processo de Agendamento na tela de Gestão de Dados e Tarefas, automatizando a execução mensal de uma tarefa agendada.

Descrição

 

Reformulação do leiaute da tela de Gestão de Dados e Tarefas, disponibilizando a nova funcionalidade de Agendamento, especifica para essa tela, com as opções 'Executar Agora' e 'Agendar'.

 

  • 'Executar Agora' - É a seleção padrão da tela e deve ser utilizada para execuções imediatas da tarefa.
    • Em 'Filtros', os campos 'Data Inicial' e 'Data Final', quando habilitados, devem ser preenchidos com o período dos dados para qual a tarefa deve ser executada.

 

  • 'Agendar' - Deve ser utilizada para agendamento da tarefa. Será habilitado conforme tipo de tarefa:
    • 'Avançado' - para todos os 'Grupos de Atividades' disponíveis;
    • 'Simples' - somente para as 'Origens dos Dados' que possuírem data como filtro de seleção. Dessa forma não estará habilitado para origens cadastrais. Exemplo: Habilitado para Notas Fiscais de Entrada, Informações da Apuração, etc. Não habilitado para Cadastro de Matriz, Cadastro de Filial, etc.

 

    • Em 'Filtros' o campo 'Data Inicial de Execução' deve ser preenchido com a data que a tarefa será realizada.

 

Funcionamento da tarefa agendada

A tarefa agendada será executada todo mês a partir da data informada em 'Data Inicial de Execução'. A data do período considerada para seleção dos dados será sempre o mês imediatamente anterior a data de execução.

 

Para facilitar a utilização, o texto abaixo é demonstrado ao lado do campo:

 

"A partir desta data a tarefa será executada mensalmente no dia especificado e com referência de dados do mês imediatamente anterior."

 

Exemplo:

Ao informar a 'Data Inicial de Execução' igual à 11/06/2014, o período dos dados selecionados será de 01/05/2014 à 31/05/2014. Quando a tarefa finalizar, automaticamente, esta será agendada para execução no mesmo dia do mês subsequente, ou seja, 11/07/2014, com isso o período dos dados a serem selecionados na próxima execução será 01/06/2014 à 30/06/2014 e assim sucessivamente.

 

O status da tarefa permanece ‘Agendada’ até o inicio da execução e volta para esse status após o término de sua execução.

 

Na aba Agendamento, em Propriedade da Tarefa, são demonstrados os parâmetros com as seguintes informações:

  • Periodicidade: Valor padrão: ‘Todo mês’;
  • Última execução: Data da ultima execução;
  • Próxima execução: Data da próxima execução;
  • Número de Execuções: Número de vezes que a tarefa já foi executada;
  • Matriz: Código da Matriz;
  • Filial: Código da Filial.

 

Exemplo antes de ser executada:

Exemplo após ser executada a primeira vez:

 

Após a execução são demonstrados os dados da última tarefa na aba ‘Acompanhamento da Tarefa’ e na aba ‘Log’ serão demonstrados os logs de todas as tarefas já executadas em um grid.

Para abrir, selecione a linha, de acordo com a ‘Data de Início’ e ‘Data Fim’ de execução da tarefa, e clique no botão Detalhes () da coluna ‘Abrir Log’.

 

Para Salvar clique no botão ‘Salvar arquivo texto’ e para voltar para o grid, clique em ‘Voltar para a Tela Anterior’.

 

Relatórios de Inconsistências para Tarefas Agendadas

Nos relatórios ‘Relatório de Erros’ e ‘Relatório de Advertências’ serão demonstradas as ocorrências de acordo com a última tarefa executada.

Também foram realizadas diversos tratamentos na geração dos relatórios, para melhoria de performance.

 

Tratamento realizado no processo de remover tarefa.

Ao selecionar uma tarefa na tela de Gestão de Dados e Tarefas e clicar no botão ‘Remover Tarefa’, esta será excluída definitivamente do sistema e não somente mais da visualização do grid.

Isto ajuda no processo de limpeza das tarefas do sistema e deve ser utilizado, também, quando não for mais necessário o agendamento de uma tarefa.

Versões Tratadas

4.00.00.0000


Pré-Requisitos

Produto:

Nota

Descrição

Tratamento na tela de Gestão de Dados e Tarefas para que os campo de Período Inicial e Período Final sejam habilitados conforme a origem selecionada na Opção de Execução Simples e na visualização dos Relatórios para as origens de CIAP.


Pacotes de Atualização

Ordem

Pacote - (Requisição)