Módulo: SPED - FUNCIONALIDADES COMPARTILHADAS
Funcionalidade: Serviços Tomados
Data/Hora da Publicação: 23/06/2021 17:59:41
Data/Hora Última Alteração: 23/06/2021 18:07:10
Descrição da Nota: Melhorias efetuadas na Pesquisa da tela de Serviços Tomados e tratamentos efetuados no botão de Filtro Avançado, para evitar a seguinte mensagem:' Referência de objeto não definida para uma instância de um objeto.', na coluna Simples Nacional para apresentar e ordenar os dados corretamente e tratamento efetuado para excluir corretamente o Município do Local de Retenção do ISS.
Sintoma
Tela de Serviços Tomados
Foi verificado que o sistema exibia a mensagem abaixo quando selecionado o Filtro Avançado para pesquisar mais de um campo do Documento.
‘System.NullReferenceException: Referência de objeto não definida para uma instância de um objeto.’
Foi verificado que a coluna Simples Nacional estava apresentando a informação e a ordenação dos dados incorretamente.
Foi verificado que a tela não estava excluindo o Município e a UF de Retenção do ISS quando utilizado a tecla Delete do teclado.
Ao Salvar o sistema apresentava mensagem de que a exclusão havia sido efetuada com sucesso mas ao consultar o Documento constatava que o Município não havia sido excluído.
Solução
Tela de Serviços Tomados
Tratamento efetuado para não exibir mensagem de erro ao utilizar o Filtro Avançado para pesquisar mais de um campo do Documento.
No cenário abaixo o resultado da pesquisa foi apresentado corretamente para a Matriz e a Filial pesquisadas.
Importante
A Pesquisa solicitada através do Filtro Avançado quando não informados o período e ou a Matriz poderá ser demasiadamente lenta de acordo com a volumetria de dados, por isso orientamos a utilizar a parte de Pesquisa padrão da tela de Serviços Tomados, conforme demonstrada abaixo:
E
Tratamento efetuado para apresentar a informação e a ordenação da coluna Simples Nacional corretamente.
Tratamento efetuado para Salvar corretamente a exclusão do Município e da UF de Retenção do ISS quando utilizado a tecla Delete do teclado.
Após a exclusão dos dados do Município de Retenção do ISS através do Delete o Documento foi salvo corretamente, conforme apresentado abaixo:
EVOLUÇÕES
Tela de Serviços Tomados
Melhoria efetuada na parte de Pesquisa, onde foi acrescentada a denominação de ‘Mais filtros’ para a imagem destacada abaixo:
O objetivo é informar que existem mais filtros na página de Pesquisa.
Ao clicar na imagem, conforme demonstrado abaixo:
O sistema apresenta outra página de Pesquisa.
Para retornar à página principal é só clicar na imagem de retorno destacada abaixo:
Importante
A pesquisa pode ser efetuada para os campos da capa, item e imposto do Documento.
As colunas do grid de Pesquisa apresentam os campos da capa e do Parceiro do Documento. Por motivos técnicos os campos do item e imposto não são apresentados no grid de pesquisa.
Foi criado novo grupo de filtros de acordo com o campo Tipo de Retenção do Imposto.
O campo Tipo Retenção está disponível na aba Itens em Retenções, conforme demonstrado abaixo:
As novas opções de Pesquisa Retido, Não Retido e Todos foram criadas com o mesmo conceito do campo Tipo de Retenção.
Esclarecimentos das novas opções
Retido
Apresenta os Documentos com Tipo de Retenção 1-Retido.
Não Retido
Apresenta os Documentos com os Tipos de Retenções 2-Isento e ou 3-Não Retido.
Todos
É a opção padrão da tela e apresenta os Documentos com os Tipos de Retenções 1-Retido, 2-Isento e ou 3-Não Retido.
Observação
A apresentação de 1, 2 ou 3 para os Tipos de Retenções são números de controle interno do sistema, pois o campo possui apenas uma posição na tabela de Imposto.
Aba Totalização
Destacamos a aba de Totalização para evidenciar a apresentação do resumo dos valores dos Impostos de acordo com os Tipos de Retenções de cada Documento.
O Comply está fazendo melhorias nas Apurações dos Retidos e nas Obrigações Municipais para considerar como Imposto Retido somente o Tipo de Retenção igual a 1-Retido e não mais verificar o valor do Imposto.
Melhoria efetuada no grupo de pesquisa para valores de impostos zerados, onde a opção padrão foi alterada para Todos e as opções foram alteradas para:
Onde:
Base Cálc. e Imposto zerados
Apresenta os Documentos com o Valor da Base de Cálculo e o Valor de Imposto zerados.
Somente Valor Imposto zerado
Apresenta os Documentos com o somente o Valor de Imposto zerado e o Valor da Base de Cálculo maior que zeros.
Todos
Apresenta todos os Documentos independentemente dos seus valores.
Observação
Para visualizar o grupo de pesquisa do Imposto zerado é necessário clicar em Mais filtros, conforme demonstrado abaixo:
Melhoria efetuada no campo Cód. Status para facilitar o preenchimento da informação.
Foram disponibilizadas as seguintes opções para o campo Cód.Status:
Onde:
Ativo
Apresenta os Documentos com Cód. Status 01-Ativo.
Não Ativo
Apresenta os Documentos com Cód. Status 02-Inativo e ou 03-Cancelado.
Para cancelar ou inativar um Documento dos Retidos orientamos a utilizar o código de Status 02-Inativo.
O Cód. Status está disponível no grid de Pesquisa para ordenação e também para filtro, conforme demonstrado abaixo:
Observação
Para pesquisar por Cód. Status é necessário clicar em Mais filtros, conforme demonstrado abaixo:
4.00.00.0000
Produto:
Nota
Descrição
Ordem
Pacote - (Requisição)
Informações Complementares
Após aplicação da Nota, reiniciar o serviço da Sonda IT Framework no servidor de aplicação e validar a funcionalidade.