PW.TP - Nota 021330

Módulo: PROCESSO EXPORTAÇÃO

Funcionalidade: Relatório Oficial DIPJ - Serviços - Exp

Data/Hora da Publicação: 01/06/2021 13:11:46

Data/Hora Última Alteração: 01/06/2021 13:11:46

Descrição da Nota: TP - Objetos do DDIC para Geração do arquivo ECF - Leiaute 7

Sintoma

 

É necessário que o Relatório ECF gere o arquivo ECF no novo leiaute 7.

Esta nota cria os objetos do dicionário de dados.

 

Solução

 

Esta nota possui a(s) seguinte(s) melhoria(s):

 

  1. Descrição da melhoria:

Parametrizações e opção dos relatórios para atender as novas informações solicitadas no Layout versão 7.0 do ECF referente ao Preço de Transferência em relação ao valor de ajuste.

 

  1. Download / Upload:

Estão disponibilizados junto com a nota do desenvolvimento, dois arquivos que contêm os seguintes dados:

 

  • ZYTPT097_1of1: vinculação dos tipos de utilização cadastradas na tabela SAP X tipos de utilização disponilizadas pela Receita Federal layout versão 7.0

 

  • ZYTPT098_1of1: Tipos de ajustes disponibilizados pela Receita Federal Layout versão 7.0.

 

 

  • Selecionar as tabelas /PWS/ZYTPT097 e /PWS/ZYTPT0928;
  • Informar a pasta onde estão armazenados os arquivos com os dados;
  • Selecionar a opção “Upload  e “apagar antes de upload”;
  • Clicar em Próxima tela (F7) ;
  • Selecionar a opção: “Permitir sempre neste contexto”;
  • Clicar em “OK”

 

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: As informações contidas nas tabelas citadas acima, também poderão ser cadastradas manualmente conforme descrito nos itens 3 e 4.

 

  1. Cadastro “Tipos de utilização de material”:

Para cadastrar os tipos de utilização do Material, acesse a transação: /PWS/ZYTPT097 - Utilização do Material ECF.

 

 

Nesta transação são vinculados os tipos de utilização do Material utilizado no cadastro dos materiais no SAP com os tipos de Utilização disponibilizadas pela Receita Federal layout versão 7.0.

 

  • Na coluna “Utliz. Material” há uma lista de pesquisa que possibilita o usuario selecionar os tipos de utilização cadastradas na tabela SAP

 

  • Na coluna “Utilização” há uma lista de pesquisa que possibilita o usuario selecionar os tipos de utilização disponilizados pela Receita Federal layout versão 7.0.

 

  • Clicar em “Entradas Novas”;
  • Informar: Utilização Material e Utilização Receita federal;
  • Clicar em “Gravar”

 

  1. Cadastro “Tipos de Utilização de Material”:

Para cadastrar os tipos de Ajustes, acessar a transação: /PWS/ZYTPT098 - Tipos de Ajuste ECF.

 

 

Esta transação cadastra os tipos de ajustes disponibilizados pela Receita Federal Layout versão 7.0 de acordo com Instrução Normativa da receita Federal 1312/12.

 

  • Clicar em “Entradas Novas”;
  • Informar: Tipo de Processo (Importação ou Exportação), Código do Ajuste, selecionar opção “Commodities”, para bens que são de commodities e sua descrição;

Clicar em “Gravar”

 

  1. Cadastro “Tipo de ajuste vinculado ao método”:

Para cadastrar os tipos de Ajustes vinculados ao Método, acessear a transação: /PWS/ZYTPT007 - Definição de Métodos.

 

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Antes de parametrizar os tipos de ajustes vinculados ao Método, realizar o levantamento de quais métodos possuem ajustes ao preço Parâmetro, qual relatório e campo está demonstrando esse valor.

 

Foram criados dois tipos de cálculos:

 

  • 18 – Ajustes do Preço Parâmetro - /pws/zytpt902.

Esta opção deverá ser selecionada quando o valor do ajuste ao Preço Parâmetro a ser considerado, for de algum campo demonstrado no relatório “/PWS/ZYTP14 - Análise Consolidada de Notas Fiscais”.

 

  • 19 – Ajustes do Preço Parâmetro - /pws/zytpt002.

 

Esta opção deverá ser selecionada quando o valor do ajuste ao Preço Parâmetro a considerado, for de algum campo demonstrado no relatório “/PWS/ZYTPR035 - Análise de Invoices”.

 

Observe na figura abaixo:

  • Clicar em “Posicionar”;

 

  • Informar o Grupo de Empresas, e o Cod. Método que será ajustado.

 

          

Selecionar a(s) linha(s) com o Tipo de Cálculo de Preço Parâmetro e clicar no botão “Copiar como”.

  • Selecionar o Tipo de Cálculo, Tipo de Ajustes;
  • Informar a descrição técnica do campo a ser considerada no valor de ajuste;
  • Clicar tecla <ENTER>;
  • Clicar em “Gravar”.

 

Outra opção é clicar em “entradas novas” e informar os campos: Grupo de empresa, Método, Tipo de Cálculo, Processo Tipo de Ajuste e o campo a ser considerado.

 

  1. Relatório /PWS/ZYTPSE - Análise ECF – Bens:

 

No relatório de Análise ECF – Bens para para o Segmento de Importação como para o segmento de exportação, foi criada uma opção “Ajustes de Preço Parâmetro” para visualização dos valores de ajustes aplicados no Preço Parâmetro.

 

Nesta opção também será possível a visualização ou por grupo de similariadade ou por código de Material.

 

Foram criadas 4 funcionalidades:

 

 

  •  - Gravar dados .
  •  - Duplicar linha para inclusão de tipo de ajuste.
  •  - Duplicar Descrição da fonte de Ajuste para linhas marcadas.
  •  - Excluir linhas de ajustes criados manualmente.

 

 

Nesta opção do relatório, é possível visualizar os valores de ajustes vinculados aos métodos de acordo com a parametrização realizada no ítem 1.4.

 

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Caso algum método tenha sido parametrizado, mas no período em que foi gerado o relatório, não existam dados, esse registro aparecerá com valor de ajuste zerado e o campo “Ajustar?”com a sigla “N”.

Observe na figura acima o Material TP002.

 

Será possível também visualizar o detalhe do cálculo, caso necessite validar quais registros estão sendo considerados para compor o valor de ajuste do Preço Parâmetro.

 

 

  1. Botão “Duplicar descrição da fonte” de ajuste para linhas marcadas:

 

  • Opção 1: Selecionando as linhas desejadas;

 

  • Opção 2 : Selecionando por código de ajuste

 

Nas 2 opções, incluir a descrição em massa.

 

Opção 1: Para incluir a descrição em massa para alguns registros do relatório, clicar na linha desejada e arrastar o mouse até a outra linha:

 

          

 

Se entre o bloco de linhas selecionadas houver algum registro que não se enquadre na descrição, clicar em <CTRL> e pular a(s) linhas, clicar na próxima linha que deseja alterar e arrastar o mouse nas demais linhas que se enquadrem na descrição.

 

           Observe figura abaixo:

 

            

          

Clicar no botão “Replica Descrição da fonte de Ajuste para linhas marcadas”

 

Clicando neste botão, apare o popup abaixo para informar a “descrição da Fonte do Ajuste”:

 

 

Ao final, clicar em OK.

 

A descrição aparecerá no relatório para os registros selecionados:

 

 

Opção 2 : Para incluir a descrição em massa por tipo de ajuste, clicar no botão “Replica Descrição da fonte de Ajuste para linhas marcadas”:

 

 

Nesta opção, além da descrição da fonte do ajuste informarr também o tipo de ajuste e clicar em OK.

 

  1. Botão “Duplicar linhas para inclusão de novo tipo de ajuste”:

Caso tenha algum tipo de ajuste que não foi possível parametrizar conforme demonstrado no item 1.4, é possível criá-lo manualmente.

 

Selecionar a linha do método que deseja criar um tipo de ajuste e clicar no botão “duplicar as linhas marcadas”.

 

O sistema cria uma linha abaixo do registro copiado, com os campos Ajuste, valor Ajuste e descrição habiltados para serem preenchidos.

 

Observe na figura abaixo material TP004:

 

 

  1. Botão “Excluir linhas de ajustes criados manualmente”

 

     Os ajustes criados manualmente, poderão ser excluidos.

 

Selecionar a linha a ser excluída e clicar no botão “Elimina linhas marcadas”:

 

O Sistema exibe  mensagem de confirmação de exclusão.

  1. Botão “Gravar dados”:

 

Esta opção do relatório também irá demonstrar os valores acumulados.

 

Caso não tenha nenhum ajuste a ser realizado manualmente e queira preencher o campo “Descrição da Fonte do Ajuste” e/ou campo “Outros Ajustes” para os tipos de ajustes parametrizados através do item 1.4, apenas no último mês de processamento (Dezembro), poderá gravar os dados antes de gerar o arquivo TXT do ECF.

 

E para os ajustes incluidos manualmente, esses obrigatóriamente deverão ser Salvos, e poderão ser visualizados sempre que gerado o relatório, mesmo que incluido o ajuste apenas uma única vez.

 

Para salvar os dados, clicar no botão “Gravar dados” para que o sistema irá armazene os dados alterados.

 

Versões Tratadas

2.0


Pacotes de Atualização

Versão - 2.0

Informações Complementares

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