GALLERY - Nota 000215

Módulo: GALLERY

Funcionalidade: GALLERY

Data/Hora da Publicação: 20/06/2024 18:38:23

Data/Hora Última Alteração: 20/06/2024 18:58:18

Descrição da Nota: GALLERY: Versão 1.0 - HTA 1478 + MTAR 1.10.75 e Versão 2.0 - MTAR 2.1.75 - Tratamento realizado nos módulos: Apuração, Impostos Retidos, Obrigações Acessórias, Obrigações Federais, Documentos Fiscais e Calendário Fiscal.

Descrição

 

Versão 1.0

 

Apuração

  • ICMS.
  • Fator de Crédito CIAP.
  • Calculadora Ajustes.
  • Cadastro de Ajuste.
  • PIS/COFINS.
  • IRPJ/CSLL.

 

Impostos Retidos

  • IRRF e PIS/COFINS/CSLL.

 

Obrigações Acessórias

  • GIA ST.
  • DIA-AM.

 

Obrigações Federais

  • DCTF.

 

Documentos Fiscais

  • Importar/Exportar Documentos Fiscais.

 

Calendário Fiscal

  • Calendário Fiscal.

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APURAÇÃO

 

  • ICMS

Melhoria realizada na tela de Resumo de Apuração de ICMS com a inclusão de um novo parâmetro: Parâmetro Específico AJ – Considera a Geração de Ajuste de Estorno de Crédito Presumido – (apenas filial MG) no envio dos dados do C197.

Este parâmetro habilita o envio de informações ao Registro C197 do Sped Fiscal de forma automática quando o ajuste tiver como origem a Calculadora de Ajuste.

 

 

 

  • ICMS > SubApuração

Melhoria realizada nas linhas 001 – Por Saídas / Prestações com débito do imposto e 005 – Por Entradas / Aquisições com crédito do imposto com a inclusão de novos filtros. São eles: Grupo de Mercadoria, Origem do Item, Produção Interna e Segmento.

 

 

Aprimoramento de performance na SubApuração com o desenvolvimento do cache.

 

  • Fator de Crédito CIAP.

Tratamento realizado a fim de atualizar os valores da funcionalidade e fazer corretamente a limpeza das tabelas de cache. Anteriormente, ao realizar a ação, o processo não estava excluindo os dados das tabelas de cache. Dessa forma, uma grande quantidade de dados não necessários permanecia ocupando a memória.

 

  • Calculadora Ajustes

Melhoria realizada no Construtor de Ajustes que passa a considerar o imposto ZPRE na elaboração da fórmula de cálculo, quando este estiver relacionado na opção ICMS da aba de impostos.

 

 

  • Cadastro de Ajuste.

Tratamento para retirar espaço em branco digitado no começo e no final do código do ajuste ao incluir um novo ajuste nas apurações.

 

 

O espaço em branco no código do ajuste ocasionava erro na contabilização dos ajustes.

 

  • PIS/COFINS > Créditos e Débitos.

Tratamento realizado nos ajustes manuais do PIS e da COFINS, presentes nas tiles de Débito e Crédito, a fim de permitir a cópia entre eles e facilitar a sua criação.

Assim, foi disponibilizado na tela de detalhamento do ajuste do PIS o indicador “Replicar os dados para o ajuste da COFINS” e, na tela de detalhamento do ajuste da COFINS, o indicador “Replicar os dados para o ajuste do PIS”.

A seguir apresentam-se as imagens das respectivas telas:

 

 

 

Assim, ao criar um novo ajuste e selecionar esse indicador, os dados de uma determinada contribuição serão replicados para a outra.

A seguir apresenta-se um exemplo:

 

 

A imagem a seguir representa a inclusão dos detalhes de um ajuste de PIS, cujo dados serão replicados para o ajuste da COFINS:

 

 

As informações apresentadas a seguir são do ajuste do PIS:

 

 

 

Deve-se observar que, ao retornar para a tela principal do ajuste, o valor da COFINS já está preenchido. Quando são acessados os detalhes, verifica-se que os dados foram replicados adequadamente, com exceção da alíquota e do valor que são diferentes.

 

  • PIS/COFINS > Débitos.

Foi disponibilizada na tela “Manutenção de Tabelas”, presente na tile de Débito, a tabela “4.3.18 - Tabela Código de Ajustes de Base de Cálculo das Contribuições” a fim de permitir a sua manutenção.

A seguir apresenta-se imagem da tela:

 

 

  • IRPJ/CSLL > Lucro Real > Deduções e Incentivos.

Melhoria realizada na performance da tela de deduções e incentivos.

Tratamento realizado na abertura da Tile das Deduções e Incentivos quando o parâmetro global estava parametrizado com o valor “Sim”.

Ao abrir a tile, o tempo de abertura era um pouco maior ao comparar com o parâmetro quando estava com o valor “Não”. Foi realizada uma melhoria na performance a fim de que a tela não tenha um tempo longo de abertura no parâmetro global.

 

 

 

Tratamento realizado na abertura da composição de valores do incentivo fiscal:

 

 

Anteriormente, ao acessar essa tela, havia um intervalo de tempo necessário para que o servidor processasse e carregasse todas as informações.

Durante esse período, a composição dos dados era exibida inicialmente como "manual" e, posteriormente, atualizada para "conta" (quando parametrizado por conta). Esse comportamento transitório poderia ser interpretado como uma indicação de inconsistência.

 

 

Com a atualização, a tela foi configurada para aguardar o carregamento completo de todos os dados antes de ser exibida ao usuário. Esse ajuste garante que, ao abrir a tela, todas as informações já estejam devidamente processadas e apresentadas de forma consistente, assim proporcionando uma navegação mais fluida e intuitiva.

 

  • IRPJ/CSLL > Lucro Real > DRE > Plano de Contas RFB

Melhoria realizada na apresentação do detalhamento das contas do Plano de Contas da Receita.

Ao abrir o detalhamento da parametrização da Estrutura das contas da Receita, a tela apresentava um bug e não mostrava as contas analíticas associadas:

 

 

 

Após correção, as contas analíticas associadas são exibidas corretamente, garantindo uma visualização completa dos dados:

 

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IMPOSTOS RETIDOS

 

  • IRRF e PIS/COFINS/CSLL.

Tratamento realizado nos tiles de IRRF e PIS/COFINS/CSLL a fim de apresentar os documentos estornados na aba Cancelados da master “Não Apurado” e “Apurado”.

  • PIS/COFINS/CSLL > Não Apurado > Cancelados:

 

 

 

  • PIS/COFINS/CSLL > Apurado > Cancelados:

 

 

 

  • IRRF > Não Apurado > Cancelados:

 

 

 

  • IRRF > Apurado > Cancelados:

 

 

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OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS

 

  • GIA ST.

Tratamento realizado no layout da tela para padronização.

 

 

  • DIA-AM.

Tratamento realizado a fim de que a data de emissão do documento seja apresentada corretamente em tela. Anteriormente, estava sendo incorretamente apresentada a data de lançamento da nota nesta tela.

 

 

Tratamento realizado a fim de que o NCM seja apresentado corretamente no arquivo XML gerado pela obrigação.

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OBRIGAÇÕES FEDERAIS

 

  • DCTF > DARFs Emitidos > Configurar Cálculo de Vencimento.

Tratamento realizado no grupo CSLL, opção Configurar Cálculo de Vencimento. A melhoria criou a possibilidade de configurar as frequências anual, mensal e trimestral. Anteriormente, existia apenas a opção de frequência mensal.

A seguir apresenta-se um exemplo:

 

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DOCUMENTOS FISCAIS

 

  • Importar/Exportar Documentos Fiscais.
  1. Exportar Notas Fiscais

Melhoria no Exportar de Notas Fiscais, para apresentar no quadro Resultado e no Relatório notas fiscais que estejam com o campo “Situação do Documento” sem preenchimento.

 

 

Tratamento para gerar a planilha de exportação das notas fiscais demonstrando as casas decimais para os campos de valores.

 

 

  1. Importar Notas Fiscais - Regra Validação do Período Aprovado

Alteração da regra de validação do período aprovado para notas fiscais.

Disponibilizado parâmetro “Considerar qual regra para validação de período aprovado?” com as opções Empresa ou Empresa/Filial, em Configurações Globais > Configurações para processos Importar/Exportar Documentos Fiscais.

 

 

 

 

Empresa: não é permitida a importação/edição ou exclusão das Notas de Fiscais quando para a empresa e período selecionado, existir alguma aprovação, são verificadas as seguintes apurações ICMS, ICMS-ST, IPI, PIS/COFINS. Mensagem de alerta é exibida bloqueando o processo.

 

 

Empresa/Filial: não é permitida a importação/edição ou exclusão das Notas de Fiscais quando para a empresa e período selecionado existir aprovação de PIS/COFINS. Se não existir aprovação de PIS/COFINS, é verificado se para as Filiais preenchidas na planilha existe alguma aprovação de ICMS, ICMS-ST, IPI. Mensagem de erro é exibida na tela Log de validação da planilha e também gravada no relatório de log de importação/exclusão.

 

 

Devido a alteração na regra de validação do período aprovado houve a inclusão dos campos EMPRESA e FILIAL na planilha Excluir_Notas_Fiscais.

 

 

  1. Planilha de Importação das Notas Fiscais

Ao realizar a importação das Notas Fiscais com os campos de valores preenchidos com mais de duas casas decimais, ocorria erro na validação da planilha e não era permitido realizar a importação.

Melhoria realizada na importação das Notas Fiscais, permitindo o preenchimento dos campos de valores com mais de duas casas decimais

 

 

 

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CALENDÁRIO FISCAL

 

  • Calendário Fiscal > Calendário Fiscal – Configuração > Gerenciar Responsáveis.

Tratamento realizado na tela “Calendário Fiscal - Gerenciar Equipe”, presente no tópico “Gerenciar Responsáveis” do Calendário Fiscal, a fim de que os usuários não sejam multiplicados na proporção de suas atribuições.

A seguir apresenta-se um exemplo para elucidar a tratativa:

 

 

 

Conforme apresentado, para a usuária “DAIANE” foram atribuídas cinco obrigações.

 

 

Ao retornar para a tela “Calendário Fiscal - Gerenciar Equipe”, deve-se observar que a usuária “DAIANE” foi apresentada proporcionalmente ao número de suas atribuições.

Após o tratamento, a usuária “DAIANE” foi apresentada uma única vez, mesmo com as diversas atribuições.

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Versão 2.0

 

Apuração

  • Aprovação de Impostos em Lote.
  • Simulador Reforma Tributária.
  • IPI.
  • PIS/COFINS.
  • IRPJ/CSLL.

 

Obrigações Acessórias

  • GIA ST.

 

Obrigações Federais

  • DCTF.

 

Documentos Fiscais

  • Importar/Exportar Documentos Fiscais.

 

Calendário Fiscal

  • Calendário Fiscal.

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APURAÇÃO

 

  • Aprovação de Impostos em Lote

Tratamento realizado para que a ação de aprovar fosse concluída para todas as empresas, e incluindo as centralizadas por saldo. Anteriormente, ao aprovar, a empresa não começava o processamento ou começava, porém não concluía.

A seguir apresenta-se um exemplo:

Empresa “AP02”, Filial “0007”. Processamento após o tratamento:

 

 

 

  • Simulador Reforma Tributária

Liberamos uma nova tile “Simulador Reforma Tributária” para realizar uma simulação dos valores a pagar dos novos impostos IBS, CBS e SELETIVO.

Este módulo foi desenvolvido para as empresas se prepararem para a transição da reforma tributária e permitir uma simulação dos valores a serem pagos com os novos impostos introduzidos: Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto Seletivo, proporcionando uma visão do impacto das novas alíquotas.

A simulação deve ser feita apenas após os impostos atuais já terem sido apurados.

Antes de iniciar a simulação, é necessário configurar as alíquotas dos impostos CBS, IBS e Seletivo.

Também é essencial configurar os códigos de NCM específicos para apuração do Imposto Seletivo e os códigos de NCM e CFOP que devem ser desconsiderados do cálculo do IBS e CBS.

 

 

 

A tela principal apresenta as apurações dos impostos atuais, incluindo ICMS, ICMS-ST, IPI, ISS, PIS e COFINS:

 

 

Ao lado de cada valor apurado, há uma funcionalidade de drill down que permite visualizar os valores detalhados por filial.

 

 

A segunda parte apresenta a simulação dos cálculos para os novos impostos (IBS, CBS e Seletivo):

 

 

Com a funcionalidade de drill down, é possível verificar os valores detalhados por filial e valores detalhados da operação e descendo mais um nível por código NCM e CFOP:

 

 

 

Na parte final da tela, são apresentados os totalizadores que mostram as diferenças entre os valores a pagar atualmente e os valores estimados após a implementação da reforma tributária.

Esta seção fornece uma visão clara das mudanças financeiras que ocorrerão com a nova legislação tributária em vigor.

 

 

No lado esquerdo da tela, disponibilizamos uma aba com um gráfico que ilustra a diferença entre os valores pagos atualmente e os estimados após a reforma.

 

 

Além disso, a tela conta com uma opção de exportação em Excel, permitindo que os valores simulados sejam salvos e analisados em formato de planilha.

 

 

 

  • IPI > Resumo da apuração > Relatório Sintético em PDF.

Tratamento aplicado no relatório sintético PDF do resumo da apuração. Os ajustes que tinham descrições com muitos caracteres estavam sobrepondo outras linhas do resumo da apuração. Após o tratamento o relatório apresenta a descrição dos ajustes corretamente.

Exemplo: Na imagem a seguir, as linhas de ajuste apresentaram as descrições e o texto não sobrepôs o texto das linhas seguintes.

 

 

  • PIS/COFINS > Créditos e Débitos.

Tratamento realizado nos ajustes manuais do PIS e da COFINS, presentes nas tiles de Débito e Crédito, a fim de permitir a cópia entre eles e facilitar a sua criação.

Assim, foi disponibilizado na tela de detalhamento do ajuste do PIS o indicador “Replicar os dados para o ajuste da COFINS” e, na tela de detalhamento do ajuste da COFINS, o indicador “Replicar os dados para o ajuste do PIS”.

A seguir apresentam-se as imagens das respectivas telas:

 

 

 

Assim, ao criar um novo ajuste e selecionar esse indicador, os dados de uma determinada contribuição serão replicados para a outra.

A seguir apresenta-se um exemplo:

 

 

A imagem a seguir representa a inclusão dos detalhes de um ajuste de PIS, cujo dados serão replicados para o ajuste da COFINS:

 

 

As informações apresentadas a seguir são do ajuste do PIS:

 

 

 

Deve-se observar que, ao retornar para a tela principal do ajuste, o valor da COFINS já está preenchido. Quando são acessados os detalhes, verifica-se que os dados foram replicados adequadamente, com exceção da alíquota e do valor que são diferentes.

 

  • PIS/COFINS > Débitos.

Foi disponibilizada na tela “Manutenção de Tabelas”, presente na tile de Débito, a tabela “4.3.18 - Tabela Código de Ajustes de Base de Cálculo das Contribuições” a fim de permitir a sua manutenção.

A seguir apresenta-se imagem da tela:

 

  • IRPJ/CSLL > Lucro Real > Deduções e Incentivos.

Melhoria realizada na performance da tela de deduções e incentivos.

Tratamento realizado na abertura da Tile das Deduções e Incentivos quando o parâmetro global estava parametrizado com o valor “Sim”.

Ao abrir a tile, o tempo de abertura era um pouco maior ao comparar com o parâmetro quando estava com o valor “Não”. Foi realizada uma melhoria na performance a fim de que a tela não tenha um tempo longo de abertura no parâmetro global.

 

 

 

  • IRPJ/CSLL > Lucro Real > DRE > Plano de Contas RFB

Melhoria realizada na apresentação do detalhamento das contas do Plano de Contas da Receita.

Ao abrir o detalhamento da parametrização da Estrutura das contas da Receita, a tela apresentava um bug e não mostrava as contas analíticas associadas:

 

 

 

Após correção, as contas analíticas associadas são exibidas corretamente, garantindo uma visualização completa dos dados:

 

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OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS

 

  • GIA ST.

Tratamento realizado no layout da tela para padronização.

 

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OBRIGAÇÕES FEDERAIS

 

  • DCTF > DARFs Emitidos > Configurar Cálculo de Vencimento.

Tratamento realizado no grupo CSLL, opção Configurar Cálculo de Vencimento. A melhoria criou a possibilidade de configurar as frequências anual, mensal e trimestral. Anteriormente, existia apenas a opção de frequência mensal.

A seguir apresenta-se um exemplo:

 

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DOCUMENTOS FISCAIS

 

  • Importar/Exportar Documentos Fiscais.

Melhoria no Exportar de Notas Fiscais, para apresentar no quadro Resultado e no Relatório notas fiscais que estejam com o campo “Situação do Documento” sem preenchimento.

 

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CALENDÁRIO FISCAL

 

  • Calendário Fiscal > Calendário Fiscal – Configuração > Gerenciar Responsáveis.

Tratamento realizado na tela “Calendário Fiscal - Gerenciar Equipe”, presente no tópico “Gerenciar Responsáveis” do Calendário Fiscal, a fim de que os usuários não sejam multiplicados na proporção de suas atribuições.

A seguir apresenta-se um exemplo para elucidar a tratativa:

 

 

 

Conforme apresentado, para a usuária “DAIANE” foram atribuídas cinco obrigações.

 

 

Ao retornar para a tela “Calendário Fiscal - Gerenciar Equipe”, deve-se observar que a usuária “DAIANE” foi apresentada proporcionalmente ao número de suas atribuições.

Após o tratamento, a usuária “DAIANE” foi apresentada uma única vez, mesmo com as diversas atribuições.

 

Versões Tratadas

2.0
1.0


Pré-Requisitos

Produto:

Nota

Descrição

GALLERY: Versão 1.0 - HTA 1477 + MTAR 1.10.74 e Versão 2.0 - MTAR 2.1.74 - Tratamento realizado nos módulos: Apuração, Calendário Fiscal e Obrigações Acessórias.


Pacotes de Atualização

Versão - 1.0

Informações Complementares

 

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OBSERVAÇÃO

 

O pacote de atualização da versão Gallery 2.0 apenas deve ser atualizado se já foi realizada a migração para essa versão.

 

Se ainda não foi feita a migração, atualizar apenas o pacote da versão 1.

 

É importante que os clientes que estão na Versão Gallery 1.0 se programem para realizar a migração para a nova versão de forma planejada em conjunto com a Sonda.

 

Informações detalhadas sobre a versão 2.0, consultar o link abaixo:

https://aplicativos.sonda.com/sitepages/noticias3.aspx?produto=Gallery&noticiaid=468