COMPLY - Nota 013776

Módulo: Obrigações SPED - ECD

Funcionalidade: DRE

Data/Hora da Publicação: 12/04/2021 12:24:16

Data/Hora Última Alteração: 04/04/2024 12:22:05

Descrição da Nota: Nota informativa com as Principais dúvidas e ocorrências relacionadas às obrigações ECD e ECF.

Descrição

 

Com a proximidade das entregas das obrigações ECD e ECF elaboramos este conteúdo  elucidativo, para auxiliar a solucionar as principais dúvidas e ocorrências relacionadas a estas escriturações.

 

ECD

- Valores Divergentes;

- Contas não visualizadas nas demonstrações;

- DRE de encerramento com valores zerados;

- Saldo inicial na DRE de Fechamento;

- Processo de encerramento trimestral;

- Bloco K.

 

ECF

- Valor antes dos Impostos - LALUR/LACS;

- Parte A - LALUR/LACS;

- Balanço Referencial (L100) ou DRE Referencial (L300);

- Saldos Referenciados (K155 e/ou K355).

 

ECD/ECF

- Registro não gerado no arquivo txt;

- Leiautes de importação.

ECD

Valores Divergentes

Ocorrência visualizada principalmente na criação das demonstrações contábeis ou referenciais (DRE ou Balanço Patrimonial).

 

Não é possível iniciar análise pelo saldo de um grupo ou totalizador, por esse motivo é necessário identificar a(s) conta(s) analítica(s) que possuem diferença. A identificação pode ser feita através dos relatórios “Balanço Patrimonial Analítico” (para contas de ativo e passivo) e DRE Analítico (para contas de resultado):

 

 

Após gerar os relatórios e identificar pelo menos uma conta com saldo incorreto, gerar o relatório de Lançamentos e Partidas por Conta contábil, para o período em análise. Esse relatório mostrará todas as partidas (Normais e Encerramento) do período analisado.

 

 

Importante: Deve-se verificar a partir de qual mês do ano calendário o saldo da conta analítica não fecha com a memória de cálculo. O relatório Lançamentos e Partidas por Conta Contábil é gerado respeitando o intervalo mensal.

 

Se o saldo inicial e as partidas do período estão ok, mas ainda assim o saldo do período não fecha com a memória de cálculo, verificar se o saldo foi importado ou calculado pelo sistema. Há a possibilidade de que o saldo importado possua alguma divergência. Nessa hipótese é possível importar os saldos novamente ou recalcular diretamente pelo sistema. Caso seja recalculado automaticamente pelo sistema e ainda possuir divergência, o relatório de Lançamentos e Partidas por conta contábil pode ser utilizado para verificar se falta algum lançamento/partida ou se existe alguma duplicidade.

 

Exemplo: Foi identificado no fechamento da DRE de dezembro que o resultado final do período não está fechando com a memória de cálculo. É necessário verificar a partir de qual mês o resultado não está de acordo, então deve-se analisar as DRE’s de balancete mensal para encontrar o primeiro mês com diferença. Digamos que até Agosto o valor do saldo da conta no relatório de DRE Analítico está ok e partir de Setembro o saldo da conta está diferente do valor esperado. Gerar então o relatório Lançamentos e Partidas por conta Contábil do mês de Setembro para identificar o motivo da divergência.

 

Principais motivos dessa ocorrência: Erro nos lançamentos de encerramento (podem ter entrado na base com tipo normal ao invés do correto "encerramento"), alterações efetuadas no sistema de origem e não importadas no Comply/SPED, duplicidade de partidas e/ou ausência de partidas são os motivos mais comuns.

 

Contas não visualizadas nas demonstrações

Verificar as vigências da conta analítica e das contas superiores. Podem ocorrer problemas com vigências intercaladas ou as demonstrações estão sendo geradas fora do período de vigência das contas. Para o caso de contas com vigências intercaladas, deve-se alterar o plano corrigindo as vigências.

 

 

Se uma conta sintética estiver com data posterior a data de vigência inicial de uma conta analítica filha, a conta analítica não será demonstrada, nesse caso corrigir a data inicial de vigência da conta pai.

Caso a entidade trabalhe com centros de custo, analisar também as vigências dos centros de custos, conferir saldos e partidas das contas analíticas não visualizadas.

O relatório de Validação de Inconsistências por Conta Contábil pode auxiliar a encontrar esse tipo de ocorrência:

 

DRE de encerramento com valores zerados

Não existem lançamentos de encerramento. Os lançamentos de encerramento podem ser importados na base a partir do sistema de origem ou podem ser gerados diretamente no sistema através da funcionalidade Lançamentos de Encerramento. Caso seja efetuada pelo sistema, será necessário flegar a opção de calcular saldos automaticamente ou executar a funcionalidade de Cálculo automático de Saldos para o período.

 

Saldo inicial na DRE de Fechamento

O saldo inicial na DRE de fechamento se refere ao saldo final da última de DRE de fechamento existente na base. A partir da versão 008 da ECD esse campo se tornou obrigatório. Caso o plano de contas da matriz seja diferente do ano anterior, o saldo inicial da DRE não será recuperado.

 

Processo de encerramento trimestral

É possível efetuar o encerramento (zeramento das contas de resultado) trimestralmente. Para que os saldos sejam devidamente carregados é necessário seguir o seguinte roteiro:

- Interface dos lançamentos e partidas;

- Cálculo de saldos dos meses Janeiro, Fevereiro e Março;

- Lançamentos de encerramento para o mês de Março, com fleg de cálculo automático de saldos selecionado;

- Conferência das demonstrações (Balanço Patrimonial e DRE);

- Cálculo de saldos dos meses Abril, Maio e Junho;

- Lançamentos de encerramento para o mês de Junho, com fleg de cálculo automático de saldos selecionado;

- Conferência das demonstrações (Balanço Patrimonial e DRE);

- Cálculo de saldos dos meses Julho, Agosto e Setembro;

- Lançamentos de encerramento para o mês de Setembro, com fleg de cálculo automático de saldos selecionado;

- Conferência das demonstrações (Balanço Patrimonial e DRE);

- Cálculo de saldos dos meses Outubro, Novembro e Dezembro;

- Lançamentos de encerramento para o mês de Dezembro, com fleg de cálculo automático de saldos selecionado;

- Conferência das demonstrações (Balanço Patrimonial e DRE).

 

Bloco K

Ausência de alguma das informações do bloco K no arquivo texto.

 

- Verificar se o parâmetro “ecd_ind_esc_cons_0000” está definido como Sim para a Matriz;.

 

- Verificar se o preenchimento das telas do conglomerado (Empresas Participantes, Empresas e Eventos societários, Plano de Contas Consolidado e Valor Absoluto e Eliminado) estão corretos.

 

Para cadastrar as empresas participantes do conglomerado econômico, acessar a tela Empresas Participantes:

 

 

Na tela Empresas e Eventos Societários, devem ser inclusas as matrizes do conglomerado, o percentual de participação e os tipos eventos:

Na tela Plano de Contas Consolidado deve ser definido o plano de contas utilizado para o conglomerado. Importante salientar que o plano de contas consolidado é um plano de contas como qualquer outro e deve respeitar a hierarquia das contas sintéticas e analíticas:

 

 

E para efetuar os lançamentos de partidas e contra partidas do conglomerado, acessar a tela Valor Absoluto e Eliminado:

 

- Verificar se os registros do bloco K estão presentes no perfil selecionado:

 

ECF

 

Valor antes dos Impostos -  LALUR /LACS

Valor antes dos impostos não fecha com a memória de cálculo da entidade.

 

É necessário verificar se a DRE está com o valor atualizado e se necessário recalcular a DRE, setando o novo valor do lucro/prejuízo do período:

 

 

Verificar também se o parâmetro “ecf_lair_plano_refer” (Tela Configurar Parâmetro) está definido para a Matriz:

 

- Definido como Não (ou sem parametrização para a matriz), utiliza o valor definido na tela da DRE;

- Definido como Sim, utiliza o valor da conta referencial 3.01 para o LACS e das contas referenciais: 3.01 + 3.02.01.01.01.01 para o LALUR.

 

Importante: Mesmo que o parâmetro acima esteja definida como “Sim”, é necessário definir o valor do lucro/prejuízo na DRE.

 

Parte A-  LALUR /LACS

Valores da parte A não fecham com a memória de cálculo da entidade.

Verificar o saldo das contas informadas para a linha da tabela dinâmica que apresenta divergência:

 

Verificar se alguma conta informada na linha da tabela dinâmica possui lançamentos selecionados. Caso não tenha lançamentos selecionados, na subtela de Lançamentos Contábeis Vinculados, clicar no botão “Excluir Parametrização” e salvar as alterações:

 

 

Em caso de contas patrimoniais, verificar o fleg de contas patrimoniais por período:

 

- Com o fleg selecionado serão carregados os valores do período informado na tela, desconsiderando os saldos iniciais.

- Com o fleg desmarcado serão considerados os saldos iniciais no cálculo para demonstração do valor.

Caso a entidade trabalhe com centros de custo, verificar os saldos e partidas do centro de custo para o período. A conferência pode ser efetuada na tela de saldos ou através das informações contidas no item “Valores divergentes”.

 

Balanço Referencial (L100) ou DRE referencial (L300)

Valores das demonstrações referenciais não fecham com a memória de cálculo da entidade.

Gerar o relatório “Demonstrações Referenciadas Analítico”, na central, no momento da apuração CSLL/IRPJ. O relatório carrega todos os valores considerados a partir das contas vinculadas ao plano referencial:

 

 

O relatório Plano Referencial na galeria de Relatórios exibe as contas que não foram referenciadas, auxiliando a conclusão da parametrização:

 

 

A partir desses relatórios é possível verificar quais contas analíticas do plano de contas da entidade estão vinculadas às contas analíticas governamentais (Plano referencial):

 

 

Para corrigir a ocorrência será necessário corrigir a parametrização ou verificar se o valor da conta contábil fecha com a memória de cálculo da entidade. Caso o valor da conta contábil não esteja de acordo com a memória de cálculo, verificar o item “Valores divergentes”.

 

Saldos Referenciados (K155 e/ou K355)

Registros K155 (Contas Patrimoniais) e K355 (Contas de Resultado) não fecham com a memória de cálculo da entidade.

Os valores gerados no momento da apuração são demonstrados no TXT.

Gerar o relatório “Demonstrações Referenciadas Analítico”, na central, no momento da apuração CSLL/IRPJ. O relatório carrega todos os valores considerados a partir das contas vinculadas ao plano referencial:

 

 

O relatório Plano Referencial na galeria de Relatórios exibe as contas que não foram referenciadas, auxiliando a conclusão da parametrização:

 

 

A partir desses relatórios é possível verificar quais contas analíticas do plano de contas da entidade estão vinculadas às contas analíticas governamentais (Plano referencial).

 

Para corrigir a ocorrência será necessário corrigir a parametrização ou verificar se o valor da conta contábil fecha com a memória de cálculo da entidade. Caso o valor da conta contábil não esteja de acordo com a memória de cálculo, verificar o item “Valores divergentes”.

Verificar também se existe informação na tela “Saldos Referenciais Alterados”. O rateio informado nesta tela será considerado para os registros.

ECD / ECF

 

Registro não gerado no arquivo txt

Verificar qual perfil foi utilizado na geração do arquivo e verificar na tela de Perfil os registros vinculados ao perfil selecionado para a geração:

 

Se o registro não estiver vinculado, pode ser vinculado nesse momento. Caso o registro esteja vinculado a esse perfil, consultar o manual do usuário para verificar se existe alguma parametrização específica. (É possível identificar a parametrização conforme o nome do registro/bloco):

 

Leiautes de importação

Os leiautes estão disponibilizados no portal de produtos, no mesmo link do manual do usuário:

 

Para o Comply:

 

 

Para o SPED:

 

 

Versões Tratadas

4.00.00.0000