Módulo: CIAP
Funcionalidade: Apuração
Data/Hora da Publicação: 11/04/2017 14:23:26
Data/Hora Última Alteração: 11/04/2017 14:23:26
Descrição da Nota: Melhorias na geração do ajuste de fichas de Crédito Integral do estado de Santa Catarina, e automatização do encerramento de CIAP para filiais que possuem centralização.
Descrição
Efetuadas as melhorias de tratamento na geração do ajuste de fichas de Crédito Integral do estado de Santa Catarina, e automatização do encerramento de CIAP para filiais que possuem centralização.
1 – Ajuste de Crédito Integral de Santa Catarina
Os valores das fichas com Crédito Integral de Santa Catarina serão gerados automaticamente e individualmente através do ajuste PN907, e o mesmo será somado na linha 006 – Outros Créditos do livro de Apuração do ICMS – Modelo 9. Para facilitar a validação, o detalhamento do ajuste será apresentado na página "Detalhes dos Ajustes".
2 – Automatização do encerramento do CIAP para filiais centralizadas.
Com o tratamento de centralização por movimento, as notas fiscais das filiais centralizadas serão apresentadas na filial centralizadora, ou seja, nesta opção será gerado apenas um Livro de ICMS para cada operação (Entradas, Saídas e Apuração), com todas as notas das filiais centralizadas.
Para maiores informações, consulte: Nota 008945.
O módulo do CIAP não permite este tipo de unificação das fichas no Livro Modelo C, pois, o Fator de Crédito a ser aplicado deve ser calculado em cada filial, e não há previsão legal de média ponderada que possa ser aplicada.
Como o encerramento do CIAP está diretamente atrelado ao encerramento de ICMS (Indiretos), para facilitar o encerramento do período, foi efetuado tratamento automatizando a Apuração do CIAP das filiais centralizadas por saldo e movimento, quando gerado o encerramento da filial centralizadora.
Importante: Somente o processo de Apuração do CIAP será automatizado, os processos de Cálculo do Fator de Crédito e Processamento de Fichas, devem ser executados individualmente para as filiais. Na Central, o usuário poderá utilizar a opção Todas Filiais ao gerar os processos citados.
Para maiores informações, consulte:
Comply_Manual do Usuário_Indiretos_001
PARÂMETROS
A Apuração do CIAP será automatizada conforme a parametrização de centralização, efetuada pelo usuário através da tela Centralizar Dados, e a associação dos processos de CIAP, indicados abaixo.
Centralizar Dados
O usuário deve informar qual a filial centralizadora, e as filiais centralizadas.
Caminho: Cadastros Básicos > Empresa > Centralizar dados.
Para maiores informações, consulte: Nota 008945.
Associar processos de CIAP
O usuário deve associar os processos de CIAP para todas as filiais, centralizadora e centralizadas que apurem o crédito.
Caminho: Apurações > Processos > Associar Processo Matriz x Filial
Excessão
Caso a filial Centralizadora NÃO apure créditos de CIAP, o usuário deverá associar para ela somente o processo Apuração CIAP (vide exemplo), sem criar contrato ou condição de negócio. As filiais centralizadas que apurem o crédito devem ter todos os processos de CIAP associados normalmente.
Associando o processo conforme o exemplo, o sistema entenderá que a filial Centralizadora não apura créditos de CIAP, porém, o encerramento das filiais centralizadas será automatizado, e seus os créditos calculados.
Para maiores informações, consulte:
Comply_Manual do Usuário_Indiretos_001
PROCESSO
Através dos parâmetros de centralização, o módulo do CIAP verificará se a filial solicitada para encerramento do período é uma centralizadora, caso positivo, o sistema fará automaticamente o encerramento (Apuração dos créditos e Geração dos Livros Modelo C) para todas as filiais centralizadas.
Caminho: Apurações > Central > Processar
O usuário deverá solicitar a geração da filial Centralizadora, então o sistema fará o encerramento automático (apuração e livros) do CIAP para as filiais centralizadas.
No exemplo a filial FSP1 é Centralizadora.
APRESENTAÇÃO DOS LIVROS E AJUSTES
Centralização por Movimento
Diferente do processo de ICMS, que apresenta os movimentos (notas fiscais) de todas as filiais centralizadas em apenas 1 livro (Entradas, Saídas e Apuração), para o CIAP serão gerados os Livros Modelo C individualmente de cada filial centralizada, porém, todos serão apresentados como artefatos da filial centralizadora.
Exemplo
Apresentação dos Livros Modelo C de filiais centralizadas.
Centralizadora: Filial FSP1
Centralizada: Filial FSP2 sendo apresentada junto com os artefatos na filial FSP1.
Centralização por Saldo
Como a centralização por saldo acontece apenas com a transferência do saldo credor ou devedor para empresa centralizadora, não há impacto na apresentação dos livros, pois, os mesmos continuam á serem gerados para cada filial.
Centralização por Movimento
O ajuste referente ao crédito de CIAP será apresentado individualmente para cada filial no livro de Apuração do ICMS – modelo 9.
Exemplo
Ajuste de crédito da filial FSP1 centralizadora, e apresentação do ajuste da filial FSP2 centralizada, no livro de Apuração do ICMS centralizado.
Centralização por Saldo
O ajuste referente ao crédito de CIAP continua a ser apresentado no livro de Apuração do ICMS – modelo 9 de cada filial, somente o saldo credor ou devedor é transportado, portando não há modificação na apresentação.
VALIDAÇÕES
Na centralização por movimento, todas as validações do módulo CIAP serão executadas individualmente, ou seja, para cada filial, e será apresentado o código da filial no início da mensagem de validação.
Exemplo: Filial FSP2 sem a geração do Cálculo do Fator de Crédito.
OUTRAS INFORMAÇÕES
Usuário sem acesso a filial centralizada
Assim como no processo de centralização, no processo automatizado de encerramento do CIAP, caso o usuário não tenha acesso a alguma filial, o sistema não fará o cálculo do crédito da filial e não apresentará mensagem de erro, sendo obrigatória a liberação do acesso ao usuário.
Não há validação prevista para acesso de usuários em filiais, uma vez que a responsabilidade pelos acessos cabe ao usuário que faz este controle no Comply. Portanto, antes de iniciar o processo de centralização e consequentemente da automatização do CIAP, deve ser executada verificação em conjunto pelo usuário final e usuário responsável pela liberação dos acessos no sistema Comply, a fim de liberar o perfil do usuário final em todas as filiais que possuem centralização.
Filial sem processo de CIAP associado
Assim como no processo de centralização, caso alguma filial não tenha o processo de CIAP associado, o sistema não fará o cálculo do crédito da filial e não apresentará mensagem de erro.
Não há validação prevista para falta de associação de processos em filiais, portanto, antes de iniciar o encerramento do período, o usuário deverá certificar a associação dos processos de CIAP em todas as filiais centralizadas.
OBSERVAÇÕES
4.00.00.0000
Produto:
Nota
Descrição
Ordem
Pacote - (Requisição)