Módulo: Obrigações SPED - EFD ICMS IPI
Funcionalidade: Bloco B
Data/Hora da Publicação: 07/12/2018 17:45:31
Data/Hora Última Alteração: 07/12/2018 17:45:48
Descrição da Nota: Em atendimento aos Atos COTEPE nº 44 e 57 de 2018 (Guia Prático - Versões 3.0 e 3.0.1), foram realizados os seguintes tratamentos: * PERFIL DE APRESENTAÇÃO: disponibilizados os novos registros dos Blocos B, C e 1 nos Perfis de Apresentação Standard; ** BLOCO B: desenvolvimento do bloco referente à escrituração e apuração do ISS; *** REGISTRO 0000: tratamento para apresentar "013" no campo 02 (COD_VER) dos arquivos com referência a partir de Janeiro/2019.
Descrição
PERFIL DE APRESENTAÇÃO
Disponibilizados os novos registros dos Blocos C e 1 nos Perfis de Apresentação padrão, relacionados abaixo:
Observação: no tópico BLOCO B estão detalhados todos os registros deste bloco.
BLOCO 0 - Registros 0000, 0150 e 0460
Foram realizados os seguintes tratamentos no Bloco 0:
PACOTE DE GERAÇÃO
Para geração do arquivo com o Bloco B é necessário utilizar o pacote SPED-FISCAL_V013 disponibilizado na Nota 0011550.
BLOCO B
Desenvolvimento do Bloco B - Escrituração e Apuração do ISS. Este bloco se destina a prestar informações sobre a escrituração e apuração do ISS. Foiincluído para vigorar a partir da referência Janeiro/ 2019, exclusivo para contribuintes do Distrito Federal. Apesar da vigência destas alterações ser a partir deJaneiro/ 2019, o Ajuste SINIEF n. 10 de 05/07/2018, determinou que a apresentação do Bloco B é de fato obrigatória a partir de Julho/2019.
O Bloco B é composto pelos seguintes registros:
IMPORTANTE: os registros B350, B500 e B510 não foram desenvolvidos. Caso se enquadre nesta situação, favor entrar em contato com a Equipe de Produto, solicitando o desenvolvimento.
Registros B001 e B990
Os registros de abertura e encerramento (B001 e B990) serão gerados automaticamente, conforme a movimentação das informações no período.
Os dois registros foram disponibilizados nos Perfis de Apresentação padrão, já que os estabelecimentos NÃO domiciliados no Distrito Federal deverão informar apenas estes registros.
Exemplo:
Porém, os estabelecimentos domiciliados no Distrito Federal deverão criar um Perfil de Apresentação específico para este Estado e disponibilizar os demais registros deste Bloco, conforme demonstrado abaixo:
Registros B020 e B025
Estes registros serão gerados para as notas fiscais de Serviços Prestados e de Serviços Tomados sujeitas ao ISS, cujo modelo seja igual a: 01, 03, 3B, 04, 08, 55 e 65. Portanto, além de associar os registros ao Perfil de Apresentação, será necessário vincular os referidos modelos aos registros, conforme demonstrado a seguir:
Serão consideradas as Notas Fiscais de Saída de Prestação de Serviço ativas com o imposto 08 (ISS) destacado. Estas Notas Fiscais estão disponíveis na tela de Nota Fiscal.
Serão consideradas as Notas Fiscais com status igual a 02 - Inativo, 03 - Cancelado, 22 - Inutilizado e 23 - Denegado.
Para as Notas Fiscais com código de situação do documento (campo COD_SIT) igual a 02 - Cancelado ou 04 - Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) denegada, somente os campos REG, IND_OPER, IND_EMIT, COD_MOD, COD_SIT, SER, NUM_DOC e CHV_NFE serão demonstrados.
Para as Notas Fiscais com COD_SIT igual a 05 - Inutilizada, todos os campos referidos anteriormente serão demonstrados, exceto o campo CHV_NFE.
Os registros filhos destas Notas Fiscais não serão gerados.
Serão consideradas as Notas Fiscais de Serviços Tomados ativas com o imposto 15 (ISS - Fonte) destacado. Estas Notas Fiscais estão disponíveis na tela de Serviços Tomados.
Serão consideradas as Notas Fiscais com status igual a 02 (Inativo) e 03 (Cancelado).
Para as Notas Fiscais com código de situação do documento (campo COD_SIT) igual a 02 - Cancelado, somente os campos REG, IND_OPER, IND_EMIT, COD_MOD, COD_SIT, SER e NUM_DOC serão demonstrados.
Os registros filhos destas Notas Fiscais não serão gerados.
IMPORTANTE: o registro B025 não será gerado quando o campo COD_SERV não for informado. Para apresentar esta informação, é necessário verificar as seguintes condições:
Esta informação também está disponível para visualização no campo "Código de Serviço (Lei 116)" da aba "Item" da tela de Nota Fiscal.
Caso o código do serviço informado em um destes campos não esteja de acordo com a Lei 116/03, ele poderá ser convertido através da tela "Conversão de Itens da Obrigação", conforme detalhado abaixo:
No campo "De", informar o código utilizado em algum dos campos: Código Serviço Municipal, CFPS, Código Retenção ou Cód. Serviço. No campo "Para", informar o código de acordo com a Lei 116/03.
Registros B030 e B035
Estes registros serão gerados para as notas fiscais de Serviços Prestados sujeitas ao ISS, cujo modelo seja igual a 3A. Portanto, além de associar os registros ao Perfil de Apresentação, será necessário vincular este modelo aos registros, conforme demonstrado a seguir:
Serão consideradas as Notas Fiscais de Saída de Prestação de Serviço ativas com o imposto 08 (ISS) destacado. Estas Notas Fiscais estão disponíveis na tela de Nota Fiscal.
Os valores das Notas Fiscais com status igual a 02 (Inativo) e 03 (Cancelado) não serão somados nos referidos registros. Elas serão consideradas apenas na contagem das Notas Fiscais canceladas para demonstrar no campo 07 (QTD_CANC) do registro B030.
IMPORTANTE: o registro B035 não será gerado quando o campo COD_SERV não for informado. Para apresentar esta informação, será considerado o campo "Cód. Serviço" da aba "Dados Básicos Produto" da tela de Cadastro de Produtos, ilustrado abaixo:
Registros B420 e B440
O registro B420 será gerado conforme os valores apresentados no registro B025, quando referente às prestações de serviços, ou seja, quando o campo IND_OPER do registro B020 for igual a “1”; e também conforme os valores apresentados no registro B035.
Já o registro B440 será gerado de acordo com os valores retidos apresentados no registro B020, agrupados pela combinação de tipo da operação e participante.
Registro B460
Este registro será gerado quando forem detalhadas as deduções do ISS na tela abaixo:
Esta tela foi disponibilizada no Menu: Obrigações -> EFD ICMS/IPI -> Deduções do ISS.
IMPORTANTE: é necessário liberar o acesso a transação na tela "Atividade x Transação", conforme exibido abaixo:
Esta tela está disponível no Menu: Sistema -> Atividade -> Atividade x Transação.
Registro B470
Este registro será gerado com base nas informações apresentadas no registro B420, no que se refere às prestações de serviço do declarante com destaque de ISS próprio; no registro B440, quando se tratar das operações com ISS retido; e também com base no registro B460, para considerar as deduções do ISS.
Consequentemente, este registro irá demonstrar a apuração dos valores a recolher do ISS próprio e do ISS retido pelo declarante na condição de tomador.
IMPORTANTE: a apuração do ISS Uniprofissional não será realizada. Caso se enquadre nesta situação, favor entrar em contato com a Equipe de Produto, solicitando o desenvolvimento.
Da mesma forma, caso seja necessário demonstrar os valores dos campos 04 (VL_MAT_PROP) e 05 (VL_SUB) deste registro, entrar em contato para que os referidos campos sejam tratados.
4.00.00.0000
Produto:
Nota
Descrição
Ordem
Pacote - (Requisição)