Módulo: Integração - Extratores SAP
Funcionalidade: Pacote Base
Data/Hora da Publicação: 10/06/2022 17:21:09
Data/Hora Última Alteração: 10/06/2022 18:03:21
Descrição da Nota: Componente Abap Extrator Indiretos: Tratamento realizado no preenchimento do campo correspondente ao número da nota fiscal; Tratamento no programa extrator de Indiretos /PWSATI/ZLFR300; Tratamento realizado na leitura do parâmetro SEM_NF_SERV; Tratamento para correção do DUMP CONVT NO NUMBER; Evolução: Totalização do imposto quando a Nota Fiscal tem a composição de Frete com mercadoria; Criação do campo IIO_POSSUI_GLP na Tabela /PWSATI/ZSATI016; Criação do Cockpit Fiscal no SAP
Sintoma
As Requests anexadas à essa Nota, são Pacotes bases, portanto contemplam os principais programas Extratores, tais como: Indiretos, Serviço Tomado, Inventário, Exportação, entre outras transações gerais.
Componente Abap Extrator Indiretos:
As notas fiscais eletrônicas de serviço emitidas pela UF: DF, não terão o campo PREFNO preenchidas, devido à UF ter adotado o layout da NF-e e não da NFS-e para este fim. Neste cenário o documento não estava sendo extraído para o sistema fiscal, pois as notas ficavam bloqueadas na transação /PWSATI/ZLFM018 com status "S" (Refere-se ao modelo de Nota Fiscal de Eletrônica Municipal no qual está aguardando o retorno da Prefeitura) devido ao número da nota fiscal (PREFNO) não ser encontrado pelo processo atual de extração.
Quando realizada a execução utilizando dois ou mais Jobs, o processo de extração retornava uma quantidade de documentos extraídos diferente do processo executado através de uma tarefa única.
Quando o parâmetro SEM_NF_SERV não estava cadastrado na transação /PWSATI/ZLFM078 as notas fiscais de serviços não estavam sendo extraídas pelo programa extrator de Indiretos.
Ocorria um DUMP durante a execução do programa extrator quando era feita a chamada da Exit para preenchimento do item imobilizado e havia a parametrização do SYSID para o docnum.
Solução
Componente Abap Extrator Indiretos:
Realizamos uma melhoria no processo de extração que seguirá a seguinte regra:
Quando a nota fiscal de saída eletrônica tiver o campo TMISS preenchido, o sistema buscará o campo PREFNO para o preenchimento do campo correspondente ao número da nota fiscal.
Quando o campo PREFNO estiver vazio, o programa verificará se o campo MUNICIPAL também se encontra vazio. Caso os campos PREFNO e MUNICIPAL atendam a esta exigência, será extraído o valor do campo NFENUM para o preenchimento do campo correspondente ao número da nota fiscal.
Obs: O campo MUNICIPAL estará em branco apenas para as UF’s que adotarem como modelo de nota fiscal de serviço eletrônico o layout da NF-e. Para as UF’s que adotarem o layout da NFS-e, o campo estará preenchido devido a ser uma exigência do processo standard da SAP.
Melhoria realizada no processo de extração multi thread para que as quantidades de notas fiscais extraídas pelo programa, apresentem sempre a mesma quantidade quando extraídas em processo único ou multi-threads.
Ajuste realizado no código do programa extrator para que as notas de serviço sejam carregadas corretamente quando o parâmetro SEM_NF_SERV não estiver parametrizado na transação /PWSATI/ZLFM078.
Regra
Para extração de notas fiscais de serviço com os campos ‘NFSERV’ e ‘TMISS’ das tabelas J_1BNFDOC e J_1BNFLIN selecionados, irá considerar para extração as parametrizações, conforme abaixo, porém esta regra não se aplica para notas fiscais conjugadas.
Importante: O programa extrai todos os tipos de nota, por isso caso deseje que as notas de serviço não sejam geradas, deve-se incluir este parâmetro na /PWSATI/ZLFM078 com o valor preenchido com ‘S’.
Melhoria na lógica do programa com a criação da variável INF_DOCNUM para utilização no loop abaixo, para o preenchimento do item imobilizado quando houver a parametrização do SYSID para o docnum.
Antes
LOOP AT it_nf_imob_bc WHERE inf_docnum = it_zlft_ent_itm_bc-docnum
AND ini_seq = it_zlft_ent_itm_bc-id_item.
Atualmente:
LOOP AT it_nf_imob_bc WHERE inf_docnum = inf_docnum
AND ini_seq = it_zlft_ent_itm_bc-id_item.
EVOLUÇÃO
Esta nota possui a(s) seguinte(s) melhorias(s):
Melhoria realizada no código do programa para totalizar o valor do imposto quando o valor do frete fizer parte de sua composição.
Regra:
Os valores das bases de cálculos e dos impostos serão somados quando:
Exemplo:
Parametrização
/PWSATI/ZLFM037
Exemplo:
/PWSATI/ZSATI007
Criação do campo IIO_POSSUI_GLP na tabela /PWSATI/ZSATI016 no SAP para preenchimento do campo de mesmo nome na tabela ITG_NF_IT_OIL, através da EXIT ZYLSATI016.
Regra:
O cliente deverá implementar o campo em sua Exit de modo que quando houver percentual de GLP, o campo deverá ser preenchido com “S”. Quando não houver o campo deverá ser preenchido com “N”.
Obs: Para clientes que tem a integração PI/PO 7.5 contratada devem solicitar, via chamado, os pacotes: Arquivo TPZ e Request do ABAP Proxy.
A partir dessa versão do pacote Base estamos disponibilizando para todos os clientes o Cockpit Fiscal do processo de integração SAP, que estará disponível a partir do ECC 6.0, SAP_APPL 603 ou superior (premissa da versão SAP), portanto, clientes que são versão ECC 4.6 não terão essa evolução.. No Cockpit estarão alocadas todas as transações de Extrações e Parametrizações do pacote de integração Fiscal.
O menu poderá ser acessado através da transação /PWSATI/Z_MENU_FISC.
AUTORIZAÇÕES DE TRANSAÇÃO:
Verificação do código de transação na execução da transação:
Objeto de autorização: S_TCODE
Nome do campo: TCD
Valor de: /PWSATI/Z_MENU_FISC
A transação pode ser inserida a cada acesso ou salva na guia Favoritos otimizando assim a navegabilidade para o usuário.
Ao acessar o menu, selecione a pasta correspondente ao módulo que deseja executar:
Ao acessar o cockpit, o usuário verá duas ou mais pastas de acordo com módulo selecionado. Haverá sempre uma pasta contendo a transação do programa extrator correspondente ao módulo selecionado e outra pasta contendo todas as transações de parametrizações relacionadas a este módulo.
Ao clicar na pasta correspondente ao programa extrator o usuário será redirecionado diretamente para a transação para que possa preencher os filtros necessários e realizar a extração dos dados:
Pasta
Programa extrator
Ao clicar na pasta Parametrizações, será aberto um novo menu contendo as transações de parametrizações referentes ao módulo escolhido:
Pasta
Novo Menu
Durante a navegação dentro do Cockpit Fiscal, caso haja a necessidade de retornar a tela anterior pode-se utilizar o botão Voltar , disponível no canto esquerdo superior da tela. Caso o usuário opte por sair do Cockpit, poderá utilizar o botão Sair
, disponível no canto superior esquerdo da tela principal e retornar ao Menu Standard da SAP, ou digitar outra transação no campo de pesquisa
para que seja direcionado para outra transação.
Obs: Após selecionar um programa extrator ou uma transação para parametrização, o usuário será redirecionado para a transação escolhida e uma vez dentro da transação não terá acesso ao botão ‘Voltar’ para retornar automaticamente para o Cockpit Fiscal. Neste caso, o usuário deverá acessar novamente o Cockpit Fiscal através do menu Favoritos do SAP ou digitando a transação /PWSATI/Z_MENU_FISC.
Central de Atualização
Dentro do menu Central de Atualização temos as pastas: Central de Atualização e Versões do Produto.
Ao selecionar a pasta Central de Atualização, serão exibidas todas as notas disponíveis no portal de produtos, correspondentes aos programas extratores no SAP, disponibilizadas até a data de exibição do menu:
Para visualizar o conteúdo da nota, clique no número da nota e ela será aberta dentro do Cockpit Fiscal:
Dentro da pasta Central de Atualização o usuário terá acesso a 3 botões, sendo eles: Voltar Para Menu Fiscal, Voltar para Menu de Notas, Versão de Produto Aplicada SAP.
Voltar Para Menu Fiscal: Volta para a tela inicial do Cockpit.
Voltar para Menu de Notas: Retorna para a página contendo todas as notas e realiza o refresh da pasta Central de Atualização.
Versão de Produto Aplicada no SAP: Executa a transação /PWSATI/ZLFR003 e exibe no Cockpit as notas aplicadas na base do cliente.
Obs: Para realizar o download dos objetos anexo nas notas, será necessário que o solicitante tenha um usuário ativo válido para acesso ao portal de aplicativos da Sonda.
Versões do produto
Ao selecionar a opção Versões do Produto, um novo menu será aberto contendo a pasta ‘Versões de Produtos’. Ao selecionar a pasta, será executada a transação /PWSATI/ZLFR003 e demonstrada na tela do Cockpit as últimas notas aplicadas na base do cliente.
4.00.00.0000
Produto:
Nota
Descrição
Arquivo
Informações Complementares
Ou
Para clientes que utilizam o controle de encapsulamento de request é necessário alterar a camada de transporte para a camada própria do ambiente do cliente.