COMPLY - Nota 009107

Módulo: Contabilização

Funcionalidade: Lançamentos

Data/Hora da Publicação: 03/04/2017 11:57:17

Data/Hora Última Alteração: 03/04/2017 16:25:34

Descrição da Nota: Desenvolvimento da tela de 'Configuração de Elementos' para atender a necessidade de associação de novos Elementos à Eventos, referentes à ajustes manuais, e edição da informação de Histórico dos Elementos padrões, disponibilizados pelo Produto.

Descrição

 

A tela de ‘Configuração de Elementos’ poderá ser acessada pelo:

  • Menu: Apurações > Contabilização > Parâmetros
  • Transação de Atalho: CFEVE

Para a inclusão de um novo 'Elemento' deve ser feito pesquisa e selecionado o 'Evento' referente às obrigações de apurações, que são as que permitem associações de ajustes manuais:

 

 

Deve ser selecionado o 'Evento' e clicar no botão 'Editar' ou dar duplo clique no 'Evento', que será aberto e na sequencia em 'Editar' e em 'Novo', o que abrirá a tela de 'Manutenção de Elementos':

 

O ajuste manual, deve estar previamente cadastrado na tela de 'Código do Ajuste' no menu Cadastros Básicos > Lançamentos > Ajustes, para que seja pesquisado e selecionado, o que preencherá automaticamente os campos de 'Elemento'.

 

Histórico:

Para preenchimento basta "arrastar" as opções disponíveis de 'Campo' para 'Histórico', onde essas serão transformadas em TAG's ou pode ser escrito a descrição que achar pertinente. O preenchimento é obrigatório.

As TAG's podem ser separadas por virgula, espaço ou textos livres. É aconselhado que uma dessas opções seja incluída como separador para que, ao ser gerado o lançamento, os valores correspondentes não fiquem todos juntos.

 

Exemplo do histórico gerado com a inclusão de virgula como separador:

 

 

O campo de 'Histórico' no lançamento é gerado com até 50 caracteres, valor aceito pelo SAP, dessa forma, se os valores correspondentes as TAG's ou o texto livre, que forem configurados, forem superiores a isso, então, será suprimido/ cortado da direita para a esquerda o valor, mantendo o tamanho permitido e é esse o demonstrado no lançamento.

 

Parâmetros da Contabilização:

Após associar o elemento ao evento, é necessário configurar o elemento na tela de 'Parâmetros da Contabilização' para a Matriz/ Filial referente, informando as contas, chaves e centro de custo, da mesma forma que é feito para os elementos padrões, disponibilizados pela Sonda, para então, geração do lançamento:

 

 

Edição da informação de Histórico dos Elementos padrões:

 

Será possível, também, nessa tela de ‘Configuração de Elementos’, editar os dados do 'Histórico' ´para elementos padrões, os que são disponibilizados pela Sonda para geração dos lançamentos de Ajustes e GUIA's automáticas e Apurações.

 

Os valores padrões enviados, para cada tipo de elemento, são:

GUIA: <<ELEMENTO>>, ref <<Data de Apuração>>, <<Razão Social>>

Ajuste: Cód Ajuste <<Código de Ajuste>>, referente <<Data de Apuração>>

Apuração: Linha de apuração <<Código da Linha>>, referente <<Data de Apuração>>

 

Exemplo de alteração do elemento 'VP - VLR PRINCIPAL' da GUIA:

 

 

Importante: O Histórico é referente ao Tipo de Elemento, ou seja, uma vez alterado o seu valor, todos os Eventos que possuem esse elemento vão assumir essas mesmas informações.

 

Como no exemplo acima, foi editado o elemento 'VP - VLR PRINCIPAL' do Evento de 'GISS_I - GUIA RECOLHIMENTO ISS - SERVICOS PRESTADOS', mas todos os eventos que possuem esse elemento demonstraram os mesmos dados no histórico, desde que exista o valor referente à TAG a ser gerada. Portanto quando incluídos textos, os mesmos devem ser genéricos.

 

Lembrando que o campo de Histórico, na tela de 'Lançamento da Contabilização', também, é passível de edição após a geração do mesmo, antes do envio para o SAP, sendo que essa alteração é válida somente para o lançamento que está sendo editado.

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