COMPLY - Nota 010990

Módulo: CIAP

Funcionalidade: Movimentações das Fichas

Data/Hora da Publicação: 20/06/2018 10:04:56

Data/Hora Última Alteração: 20/06/2018 10:04:56

Descrição da Nota: Tratamentos: 1 - Processo de ativação de Bens após inclusão de número de imobilizado definitivo; 2 - Retirada de validação da baixa de fichas, quando soma das parcelas for maior que o valor do imposto.

Descrição

 

  1. Processo de ativação de Bens após inclusão de número de imobilizado definitivo.

 

O módulo de controle de ativo imobilizado do ERP – SAP (módulo AA), normalmente não possui o número de imobilizado definitivo no momento da interface, e criação da ficha na entrada da nota fiscal.

 

Quando da atribuição do número definitivo para o imobilizado pelo Módulo AA, este não mantém vínculo de forma standard entre a nota fiscal e o número atribuído, vínculo este que possa ser mapeado pela interface da Sonda, o que impossibilita a ativação da ficha em momento posterior à entrada da nota fiscal.

 

Alguns clientes de forma específica possuem este vínculo, o que possibilita a ativação da ficha em momento posterior.

 

Para que o cliente possa iniciar o crédito de ICMS no momento da imobilização do ativo, e não na entrada da nota fiscal, será criada parametrização por CFOP/Dígito ou IVA, e com este parâmetro a ficha será criada com o status 80 – Aguardando No. Imobilizado.

 

A ficha com este status será “Ativada” posteriormente de forma manual (via tela) ou automática (interface de dados complementares), e somente após esta ativação o crédito será iniciado, e a ficha apresentada no arquivo do Sped Fiscal.

 

Observação

O processo de ativação será utilizado apenas para Bens, pois, com o status 80 a ficha não será apresentada no arquivo do SPED, e a contagem de parcelas será iniciada em 1/48, ou seja, não há crédito extemporâneo para fichas com Status 80.

Para componentes o processo de bloqueio não sofreu alteração.

 

    1. Parametrização

 

Configurações – Gerenciamento de Obrigações

 

Através da tela de Gerenciamento de obrigações (caminho: Apurações > Gerenciamento de obrigações), o usuário deve cadastrar o CFOP/Dígito ou IVA que será usado para criação da ficha com status 80 – Aguardando No. Imobilizado.

 

Acessar o caminho Apurações > Gerenciamento de obrigações e selecionar:

Apurações > CIAP > Encerramento > Fichas de Crédito do CIAP

 

Dar duplo clique sobre a Filial desejada

Associar condições de Negócio

 

Para configurar a condição de negócio, clicar em “Editar”, no sinal de “+” e depois em “Novo”:

 

O usuário deve escolher uma das estruturas, conforme já utilizado:

  • FCH_CIAP_CFOP
  • FCH_CIAP_IVA

 

 

Atenção: A escolha da estrutura deve seguir a regra utilizada pelo usuário para criação de fichas, ou seja, utilizando o CFOP/Dígito ou IVA, não sendo possível utilizar os dois ao mesmo tempo.

 

Após escolher a estrutura clicar no botão “Continuar”, e a tela para criação da condição de negócio será apresentada.

 

 

Informações Gerais: preencher o campo Descrição com uma legenda de fácil identificação pelo usuário.

Filtro: preencher com os CFOP/Dígito (se utilizada a estrutura FCH_CIAP_CFOP) ou os IVA (se utilizada a estrutura FCH_CIAP_IVA).

Parâmetros: escolher o parâmetro “Aguardando No. Imobilizado.”

 

Após o preenchimento dos campos clicar em Salvar.

 

Após a criação da condição de negócio, para associar a mesma à estrutura, basta selecioná-la na tela “Associar condições de negócio”, informar a data inicial de vigência e clicar em Salvar.

    1. Criação das fichas com status 80 – Aguardando No. Imobilizado

 

As fichas serão criadas com status 80 – Aguardando No. Imobilizado, ao executar a interface ou incluir uma nota fiscal através da tela de notas, caso a mesma possua os parâmetros definidos.

A geração da ficha será similar ao processo de ficha bloqueada, inclusive suas validações, assim como as demais regras para a criação, tais como: valor inferior a R$ 0,48, grupo de produto igual a 3, verificação da observação da nota fiscal, etc.

 

Atenção

Não existe status 80 para notas fiscais, caso a ficha seja criada com status 01, mas o usuário queira alterar para o status 80, a ficha deve ser excluída, e então executada uma edição na nota fiscal, incluindo os dados de parâmetros necessários na nota.

 

    1. Ativação da Ficha

 

Procedimento Manual

 

Após a criação da ficha com status 80, o usuário poderá ativar a mesma de forma manual através da tela de Movimentações das Fichas.

 

Caminho: Apurações > CIAP > Movimentações das Fichas

 

Inserir os dados básicos para identificação da(s) ficha(s), marcar a opção Fichas Status 80 e clicar no botão “Pesquisar”.

 

 

Ao efetuar a pesquisa o sistema apresentará no grid as fichas que possuam este status, então o usuário deve escolher as fichas a serem ativadas, e clicar no ícone “Ativar Fichas”.

 

O usuário deverá complementar e / ou conferir os dados:

  1. Data de Início do Crédito
  2. Imobilizado Definitivo
  3. Descrição Imobilizado Definitivo

 

Pesquisa individual

Caso o usuário escolha apenas uma ficha para ativação, e a mesma já possua os dados de imobilizado definitivo preenchidos, os mesmos serão apresentados na tela para ativação.

Os dados estarão habilitados para edição, e em caso de modificação/complemento das informações já existentes, os mesmos serão replicados para a ficha.

Se a ficha não possuir os campos preenchidos, os mesmos estarão liberados para edição, e a ficha será ativada somente com o preenchimento destes.

O campo de Observação da ficha será preenchido com a informação “Status 80 – alterada” ao ativar a mesma, caso exista alteração.

 

Pesquisa em lote

Em caso de pesquisa por lote, os campos serão apresentados desabilitados.

Ao clicar no botão “Salvar” as fichas que possuam os campos preenchidos no banco de dados não serão ativadas, as demais permanecerão com o status 80.

 

Validações

A tela possui as seguintes validações para ativação da ficha:

 

a. Data de início do crédito

 

  • Se a data de início do crédito foi preenchida. Caso negativo apresentará a mensagem: “Preenchimento da data de início do crédito é obrigatória.”;
  • Se a data de início do crédito está entre o primeiro e o último dia do próximo período a ser encerrado. Caso não esteja no intervalo indicado apresenta a mensagem: “A data de início do crédito deve ser dentro da data do próximo encerramento de período”.

 

b. Número do Imobilizado Definitivo

 

Verifica as fichas com o número do imobilizado definitivo preenchido.

Se houverem fichas sem o número, o sistema não altera o status e apresenta a mensagem: “Existem fichas com Imobilizado Definitivo não preenchido, as mesmas não serão ativadas, deseja continuar?”:

 

  • Ao escolher Não, o sistema retorna para a tela principal.
  • Ao escolher Sim:
    • As fichas com número de imobilizado definitivo terão o status alterado para 01 – Ativo, e a data de início de compensação preenchida conforme indicado na tela;
    • O campo de Observação da ficha será preenchido com Status – 80, indicando o processo de ativação da ficha.
    • As fichas sem número de imobilizado definitivo, não serão ativadas.

 

Para identificar as fichas que não foram ativadas, basta executar nova pesquisa na tela principal.

 

Ao final do processamento será apresentada a mensagem: “Fichas Ativadas com Sucesso!”.

 

Procedimento Automático

 

Na interface ZLFR062 foi disponibilizada uma “Exit”, para os clientes que possuam de forma específica o vínculo entre o módulo de controle de ativo (Módulo AA), e a nota fiscal após a ativação do bem em período posterior.

 

Atenção: o desenvolvimento do programa ABAP no ERP – SAP que identificará as fichas a serem ativadas, é de responsabilidade do cliente.

 

Desta forma a interface de dados complementares enviará ao Comply, o vínculo entre a nota fiscal, e o número de imobilizado definitivo atribuído à ficha criada na entrada da nota.

 

O procedimento foi liberado através da nota 010935.

Para maiores informações, entrar em contato com a equipe de Integrações.

 

Processar Interface – Informações Complementares do CIAP

 

Após rodar o programa ZLFR062 que utilizará a Exit, o usuário processará a interface de Informações Complementares CIAP.

 

Caminho: Integração > Execução de Interfaces

 

 

No processamento da interface, o sistema fará a identificação das fichas conforme abaixo:

 

  • Verifica na tabela de dados complementares, os registros que contém o Docnum, Item e Sequência (se necessário) preenchidos;
  • Verifica se a ficha consta no ambiente com o status 80;
  • Altera o status da ficha de 80 para 01 ativando a mesma;
  • Insere a data de entrada (início de compensação), no primeiro dia do mês da interface Informações Complementares CIAP;

 

Atenção

Para liberação automática, a Filial deve estar com o período aberto na data indicada no campo Data de início do Crédito.

 

Caso a ficha não seja ativada automaticamente o usuário deverá:

 

  • Identificar nas tabelas intermediárias se os campos obrigatórios (Docnum e Item) estão preenchidos;
  • Verificar se a filial está com o período da interface aberto;
  • Se os itens anteriores estiverem corretos, entrar em contato com a área de TI da própria empresa, a fim de identificar o motivo de não preenchimento do número e descrição do imobilizado definitivo pelo programa desenvolvido e "amarrado" à Exit;

 

Após correção dos dados, processar novamente o programa ZLFR062 e a interface de Informações Complementares CIAP.

 

IMPORTANTE

 

O crédito iniciará na parcela 1/48 a partir da data indicada no campo Data de Início de Crédito (ativação manual), ou primeiro dia do mês da execução do processo de Informações Complementares CIAP (ativação automática), portanto neste cenário não serão geradas fichas com parcelas extemporâneas.

 

    1. Acompanhamento de Créditos do CIAP

 

Conforme informado anteriormente, as fichas com status 80, não farão parte do arquivo do Sped, e não farão parte da apuração do crédito do CIAP do período.

 

Para identificação pelo usuário do valor de crédito possível (ICMS+ICMS ST+Difal) referente as fichas com status 80, foi inserido no relatório Acompanhamento de Créditos, grupo Valores Acumulados, um subitem denominado Fichas Status 80.

 

 

Caso seja necessário identificar unitariamente as fichas com status 80, o usuário deve utilizar a Visão de Tabela Dinâmica (CUBO).

Para maiores informações, consulte: Comply_Manual do Usuário_CIAP.

 

  1. Retirada de validação da baixa de fichas, quando soma das parcelas for maior que o valor do imposto.

 

O sistema possuía uma validação da soma das parcelas possíveis igual ao valor do imposto, e caso a soma das parcelas fosse maior, a baixa não era efetuada mesmo após o crédito da parcela final (1/48, 1/24, etc.).

 

Quando há a interface de sistemas legados para o início de utilização do módulo CIAP do Comply, os valores são de responsabilidade do cliente, e identificamos em alguns casos, que o cliente envia parcelas de períodos anteriores ao início do Comply (mesmo não sendo necessário), com parcela possível maior que a divisão de 1/48, 1/24, etc., ou seja, a soma das parcelas é maior que o valor do próprio imposto a ser creditado.

 

Com o tratamento o sistema fará a baixa da ficha na parcela final (1/48, 1/24, etc.), independente da soma do valor das parcelas.

 

ATENÇÃO

 

Clientes de Sistemas Legado

Para o início da utilização do CIAP no Comply as parcelas anteriores não devem ser carregadas, pois, á partir da carga da ficha e dos saldos remanescentes, conforme leiaute de carga, o sistema dará continuidade na quantidade de  parcelas.

 

Clientes Sped Sonda

Para o início da utilização do CIAP no Comply, é obrigatória a utilização do processo de Migração de Fichas.

Para mais informações entre em contato com a nossa equipe através de chamado do tipo solicitação no CA – SDM.

 

Versões Tratadas

4.00.00.0000


Pré-Requisitos

Produto:

Nota

Descrição

1 - Disponibilizado a opção do Crédito Extemporâneo na Tela de Desbloqueio de Fichas; 2 - Correção na Tela de Manutenção de Fichas, ao pesquisar Nota Fiscal de Frete com 2 ou mais notas referenciadas; 3 - Correção na Tela de movimentação de Fichas para não apresentar erro, quando um usuário não possui acesso as filiais do sistema.


Pacotes de Atualização

Informações Complementares

 

IMPORTANTE

 

Aplicar as requests conforme ordem indicada no tópico: Pacotes de atualização.